Processo de fabricação II
UNIDADE DE GESTÃO DE ENSINO DISTÂNCIA - GEAD
Atividade 04: Unidades 8 a 10 - Referente as aulas: 9 e 10
Curso: Engenharia de Produção-EAD
Período: 3° e 4º
Disciplina: Processos de Fabricação-II
Data entrega: 27/10/2014
Valor: 4,0 pontos
Professor (a): Fabiano Farias de Oliveira
Aluno (a):
1ª) Questão: Explique qual a finalidade dos fluídos de corte nas operações de usinagem? (Valor: 0,6 ponto).
Os fluidos de corte possuem como finalidade agir como refrigerantes a altas velocidades e ser um bom lubrificante em baixas velocidades, porem no processo de usinagem os fluidos tem a finalidade de ajudar na remoção do cavaco da zona de corte, melhorias no acabamento superficial da peça, redução de atrito entre ferramenta e cavaco, ajudar a proteger a maquina ferramenta e a peça da corrosão atmosférica.
2ª) Questão: Quais as principais desvantagens do uso da água como fluido de corte nas operações de usinagem? (Valor: 0,6 ponto).
A água apresenta algumas desvantagens, e atualmente quase não é utilizada em operações de usinagem, pois provoca corrosão e possui baixa molhabilidade nos metais.
3ª) Questão: Explique porque os óleos são os fluidos de corte mais utilizados na usinagem dos materiais? (Valor: 0,6 ponto).
Os óleos são os fluidos de corte mais utilizados no processo de usinagem dos materiais, pois os mesmos possuem melhor poder de lubrificação do que a água, e reduzem a geração de calor que ocorre entre o atrito da peça e ferramenta e também melhora o acabamento superficial da peça.
4ª) Questão: Cite as principais reduções relacionados aos custos de usinagem, devido ao uso dos fluídos de corte nas operações de usinagem? (Valor: 0,6 ponto).
As melhorias de caráter econômico seriam aquelas que estão relacionadas aos custos gerados no processo de usinagem, ou seja, redução do custo da ferramenta na operação; diminuir os gastos de consumo de energia de corte; controlar a corrosão da