Processo de Enfermagem
Conceito – É uma atividade intelectual, deliberada, por meio da qual a prática da enfermagem é abordada de uma maneira ordenada e sistemática.
ONDE Deliberada – cautelosa / pensada / intencional Intelectual – racional / inteligente / lógica / conceitual Atividade – estado ou condição de funcionar / começar / modificar / agir Ordenada – ajuste metódico / eficiente e lógico Sistemática – intencional / relativo à classificação
O Processo de Enfermagem foi desenvolvido como um método específico de aplicação de uma abordagem científica, ou de soluções de problemas à prática de Enfermagem.
O Processo de Enfermagem trata de problemas específicos aos profissionais de Enfermagem e seus clientes / pacientes; avaliando a qualidade dos cuidados profissionais, proporcionados pelo Enfermeiro e garante a prestação de contas e a responsabilidade dos mesmos para com o cliente / paciente.
Utilização eficiente – O Enfermeiro deve utilizar o Processo, compreender e aplicar as teorias das ciências de Enfermagem (tanto biológicas / físicas / comportamentais); transformando em atos a assistência de Enfermagem, tomando decisões, julgando e revendo as relações interpessoais.
IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM
Reavaliar a organização do serviço de enfermagem, tornando-o planejado e organizado, para facilitar a assistência a ser prestada. Com o gerenciamento isso será possível, pois, gerenciar é a arte de pensar, de decidir e de agir; é a arte de fazer acontecer, de obter resultados. (Motta, 1991). Não se pode esquecer que o ato de planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços de assistência de enfermagem é privativamente do Enfermeiro do setor (Lei do exercício profissional 7468/86).
PASSOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM
(ELABORAÇÃO OU REVISÃO)
Regimento
Organograma
Normas
Rotinas
Procedimentos
Relatórios gerenciais diversos (número de consultas, internações funcionários, procedimentos,