Processo Comércio Exterior
FAE – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
SUMÁRIO
1 O DEPARTAMENTO DE COMÉRCIO EXTERIOR
1.1 Importação
Quando determinado país, busca no exterior bens, podendo ser produtos ou serviços, que não são supridos internamente. Para que esse processo ocorra são necessárias tramitações perante a Receita do país receptor, onde será feita sua nacionalização. Os modais de transporte internacional são aéreo, marítimo, rodoviário ou ferroviário, caso seja utilizado mais de um tipo, chamamos de transporte multimodal.
No despacho aduaneiro de mercadorias são declarados pelo importador dados detalhados sobre sua mercadorias importada e apresentados documentos de acordo com a legislação específica. O despacho de importação é processado por meio de Declaração de Importação (DI) e registrada no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).
Toda mercadoria vinda do exterior deverá ser submetida a despacho de importação, que é realizado com base na DI apresentada à unidade aduaneira que estiver responsável pela fiscalização da mercadoria.
1.1.1 Principais Modalidades
Por Conta e Ordem: Nesta modalidade, uma pessoa jurídica realiza, em seu nome, todo o processo de despacho aduaneiro de importação da mercadoria e/ou serviço adquirido por sua empresa, além dos serviços de transporte, armazenagem, pode compreender, também, serviços relacionados a transações e intermediações comerciais além do projeto logístico, entregando ao adquirente a mercadoria nacionalizada.
Por Encomenda: Diferentemente da Importação por Conta e Ordem de Terceiros, na modalidade por Encomenda, uma pessoa jurídica é responsável pela aquisição da mercadoria no exterior e despacho aduaneiro. Essas mercadorias serão revendidas a uma empresa encomendante predeterminada.
1.2 Exportação
Em busca de