Processo Bioquímico
Processos Bioquímicos
Hélio W.
Cardoso Q.
Campinas, 04 de Novembro 2013.
Quimiossíntese
A quimiossíntese produz matéria orgânica através de gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas, sem o uso da iluminação solar. Interessante que a quimiossíntese é conhecida como fotossíntese bacteriana, e dividida em duas fases:
1° Fase: Na oxidação das substâncias inorgânicas há a liberação de prótons e elétrons que provocam a fosforilação do ADP em ATP e a redução do NADP+ em NADPH, que serão úteis na fase seguinte. Dessa forma, vemos que, diferentemente da fotossíntese, processo no qual os elétrons e prótons são obtidos através da degradação da molécula de água, na quimiossíntese eles se originam da oxidação das substancias inorgânicas.
Composto Inorgânico + O2 → Compostos Inorgânicos oxidados + Energia Química
2° Fase: Através do processo de oxidação das substâncias inorgânicas, as bactérias conseguem energia suficiente para reduzir o gás carbônico através de sua fixação e posterior produção de substâncias orgânicas, as quais podem ser utilizadas na produção de novos compostos ou em seu metabolismo.
CO2 + H2O + Energia Química → Compostos Orgânicos + O2
Respiração Celular Aeróbica
A respiração aeróbica é um processo que ocorre no interior das células e consiste na oxidação e quebra da glicose, que é a principal molécula utilizada pelas células como fonte de energia. Na aeróbica requer a presença de oxigênio, sendo que é realizada por muitos procariontes, protistas, fungos e pelas plantas e animais.
Sendo que a respiração pode ser realizada em três processos, como:
Glicólise.
Ciclo de Krebs.
Cadeia respiratória.
A glicólise não depende do oxigênio para ocorrer. Nos procariontes, a glicólise e ciclo de Krebs ocorrem no citoplasma, e a cadeia respiratória ocorre associada à face da membrana plasmática voltada para o