Processamento Do Algod O Para A Produ O T Xtil
2672 palavras
11 páginas
Processamento do Algodão para a Produção Têxtil Filipe Tonet Assad1 (FECILCAM) filassad@hotmail.com
1 Graduando do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM).
2 Graduando do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM).
3 Graduanda do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM).
4 Graduanda do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM).
5 Graduando do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM).
João Batista Sarmento dos Santos Neto2 (FECILCAM) neto.joaobss@hotmail.com
Katherine Kaneda Moraes3 (FECILCAM) KatherineKaneda@hotmail.com
Naijela Janaina da Costa4 (FECILCAM) naji_s2@hotmail.com
Vinícius Carrijo dos Santos 5(FECILCAM) vinicius.gc@hotmail.com
Resumo: O algodão voltado para a produção têxtil tem desempenhado um papel de grande relevância no processo de desenvolvimento do Brasil, tendo em vista que, o processo de industrialização no país teve início com a indústria têxtil. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as características do processamento do algodão na indústria têxtil, sendo o algodão a principal fibra têxtil utilizada pelas indústrias, não só brasileiras, mas como na maioria dos países. Onde, são apresentados os processos pelos quais passa o algodão desde que sai das propriedades cotonicultoras, passando pelo primeiro beneficiamento, a algodoeira, de onde vai para a fiação que fornece os fios para a tecelagem, assim o produto final da tecelagem pode receber o acabamento de acordo com sua especificidade. Para a elaboração do artigo foram utilizados o método de abordagem hipotético-dedutivo e os métodos de procedimento histórico, comparativo e funcionalista.
Palavras-chave: Beneficiamento; fiação; Tecelagem;