Processamento de dados
Resumo: Redundância é definida como uma duplicação de componentes que permite funcionamento mesmo após falha individual de um componente qualquer. Em uma rede, redundância significa ter um método de proteção reserva para conectar todos os dispositivos da rede mesmo após uma falha em um ponto único da rede. Topologias redundantes são indispensáveis em grandes redes, pois reduzem drasticamente o tempo de queda causado por um ponto único de falha.
Uma topologia comutada redundante, se não configurada corretamente, pode causar tempestades de broadcasts, múltiplas transmissões de quadros e problemas de instabilidade da tabela de endereços MAC.
Os switches operam na camada 2 do modelo OSI, assim as decisões de encaminhamento de pacotes são feitas nesse nível. Porém a camada 2 não fornece um valor de Time-to-live. O problema é que as topologias físicas contêm loops de switches ou bridges necessários para fornecer confiabilidade, e em uma rede comutada não podem existir loops. A solução é permitir os loops físicos, mas criar uma topologia lógica sem loops. A topologia lógica sem loops criada é chamada de árvore. O algoritmo usado para criar essa topologia lógica sem loops é o algoritmo Spanning-tree.
PALAVRAS CHAVES: Redundância, OSI, Spanning-tree, TTL, Loops, MAC.
ABSTRACT: Redundancy is defined as a duplication of components which allows individual operation even after failure of a component. In network, redundancy means having a protection method allows to connect all devices on the network even after a failure at a single point in the network. Redundant topologies are indispensable in large networks because drastically reduce downtime caused by a single point of failure.
A redundant switched topology if not configured properly, can cause broadcast storms, multiple frame transmissions and instability problems of the MAC address table.
The switches operate at Layer 2 of the OSI model, so the