Processadores
Introdução
Processadores ou CPU (Central Única de Processamento), são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer e, por esse motivo, são também referenciados como "cérebros" dessas máquinas. Tudo que acontece num computador provém de uma CPU. Seu funcionamento é coordenado pelos programas que indicam o que deve ser feito com uma característica muito especial: uma velocidade extremamente elevada. A função da CPU sempre é a mesma. O que as diferencia é sua estrutura interna. O processador trabalha diretamente com a memória principal. O conteúdo da memória principal é uma combinação de informações e instruções. As instruções que o processador pode executar diretamente estão na linguagem de máquina da CPU. O processamento é feito pela Unidade Central de Processamento utilizando o ciclo busca-execução regulado pelo clock . A sequencia desse ciclo é:
· Buscar (cópia) instrução na memória principal;
· Executar aquela instrução;
· Buscar a instrução seguinte;
· Executar a instrução seguinte;
· E assim por diante (milhões de vezes por segundo).
Estas etapas compõem o que se denomina ciclo de instrução. Este ciclo se repete indefinidamente até que o sistema seja desligado, ou ocorra algum tipo de erro, ou seja encontrada uma instrução de parada. As atividades realizadas pela CPU podem ser divididas em duas grandes categorias funcionais:
· Função processamento: Se encarrega de realizar as atividades relacionadas com a efetiva execução de uma operação, ou seja, processar. O dispositivo principal desta área de atividades de uma CPU é chamado de UAL - Unidade de Aritmética e Lógica. Os demais componentes relacionados com a função processamento são os registradores, que servem para armazenar dados a serem usados pela UAL. A interligação entre estes componentes é efetuada pelo barramento interno da CPU.
· Função