Processadores
Alunos: Elaine Barbosa Nº 13 e Wilson Roberto Buzo Nº42
HISTÓRIA DOS PROCESSADORES
Os processadores é o principal componente de hardware de um computador, uma vez que todos os programas são executados através deles, processadores também são chamados de CPU.
Os processadores não estão presentes somente em PC’s, celulares, vídeos games, smartphones, tabletes também são dispositivos que precisam de processadores para funcionar.
Os processadores tem história, uma vez que levou décadas para que chegassem aos modelos atuais, antes os softwares não eram compatíveis com todos os modelos de computadores, já que eles eram desenvolvidos especificamente para cada máquina, uma vez que cada computador era como uma plataforma diferente. Mas isso, na época, não era um problema, visto que a produção de softwares não era alta e não existiam muitos programas disponíveis.
PRECURSORES DA CPU MODERNA: ANOS 40,50 e 60
Os computadores de primeira geração são baseados em tecnologia de válvulas eletrônicas. Os computadores das décadas de 50, não eram capazes de armazenar programas, e quebravam após algumas horas de uso. Em 1945, a ideia de uma unidade central de processamento capaz de executar diversas tarefas foi publicada por John Von Neumann. Chamado e EDVAC, o projeto desse computador foi finalizado em 1949. Essa é a origem dos primeiros processadores de forma como os conhecemos. Além disso, o EDVAC e outros computadores, como o MARK I, Universidade de Harvard, marcam o início da era de computadores modernos, capazes de armazenar programas.
Na segunda geração de computadores as válvulas foram substituídas pelo transistor, tecnologia utilizada entre 1959 até 1965.
O transistor foi desenvolvido em 1947 no Bell Laboratories, por William Schockley, J Bratataim, seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menor energia e era mais rápido e confiável. Destaque para