Processador Neander X
Estudo do processador Neander-X
Aplicação e especificações
Aracaju-SE
10/2014
Neander é um computador extremamente simples mesmo em comparação as máquinas mais básicas que são usadas para fins domésticos, tem uma utilização para fins acadêmicos e é a base para o funcionamento dos processadores mais modernos e de maior performance.
Por ter uma arquitetura única de 8 bits, seu processador acabou necessitando também de um sistema operacional exclusivo, que é conhecido como Neanderwin, que oferece uma interface fácil de ser usada para os que já andam no mundo do desenvolvimento, sua entrada de código é em representação simbólica, o que torna mais simples o aprendizado para os que desejam infiltrar na área de programação.
O processador Neander X tem características bastante singulares, dentre elas podemos citar:
Largura de dados e endereços de 8 bits
Dados representados em complemento a dois
1 acumulador de 8 bits (AC)
1 apontador de instruções de 8 bits (PC)
1 registrador de código de condição com 2 bits: negativo (N) e zero(z)
O processador só possui um modo de endereçamento que é o modo direto ou como também é conhecido, o modo absoluto, neste modo que ele executa, a palavra que segue o código da instrução contém, nas instruções de manipulação de dados, o endereço de memória do operando. Nas instruções de desvio, esse endereço corresponde à posição de memória onde está a próxima instruções a ser executada.
O NeanderWin foi estendido para ter mais de dois modos de endereçamento: imediato e indireto.
1. Endereçamento Imediato
O endereçamento imediato tem como característica possuir o segundo byte da instrução como sendo o operando, neste tipo de endereçamento pode ser usado para definir e usar constantes ou atribuir os valores iniciais às variáveis, tipicamente, o número é guardado em complemento para dois, o bit mais a esquerda do campo do operando é usado como bit de sinal. Quanto o