Problemas e Soluções no Desenvolvimento de um SIG Móvel
Informática Pública ano 10 (1): 69-80, 2008
Problemas e Soluções no Desenvolvimento de um SIG Móvel para Aplicações Urbanas
WAISTER SILVA MARTINS1
BRUNO RABELLO MONTEIRO2
JUGURTA LISBOA FILHO3
MAURO NACIF ROCHA4
PALAVRAS-CHAVE
Computação Móvel, SIG Móvel, Sistema de Informação Geográfica, Gestão Urbana
RESUMO
Este artigo apresenta a experiência do desenvolvimento do SIG-Pocket, um Sistema de
Informação Geográfica Móvel (SIG Móvel) para dispositivo PDA (Personal Digital
Assistant). O sistema tem como origem de consulta dados geo-espaciais da base cartográfica municipal, que é exibida na forma de um mapa digital urbano. A comunicação dispositivoservidor é feita usando Web Services. Os resultados obtidos indicam a viabilidade de se desenvolver aplicações de SIG em dispositivos PDAs para uso na administração pública, considerando todas as limitações referentes ao desempenho no desenho dos mapas e ao volume de dados que o dispositivo cliente consegue armazenar.
1. INTRODUÇÃO
Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são ferramentas fundamentais na administração pública, principalmente no âmbito dos governos federal e estadual, além de prefeituras de médio e grande porte. Hoje, um SIG é uma tecnologia essencial no auxílio ao administrador na realização de planejamentos e tomada de decisões nas mais diversas áreas da administração pública como, por exemplo, no incentivo ao turismo, na preservação do meio ambiente, na educação, na segurança e nas infra-estruturas de água, luz e telefonia.
Recentemente, dispositivos móveis como PDAs (Personal Digital Assistant), telefones celulares e laptops apresentaram uma evolução tecnológica muito grande, aumentando consideravelmente a capacidade de armazenamento e processamento dos dados, impulsionando o desenvolvimento da Computação Móvel (CM). Juntamente a essa evolução, ocorreu o avanço das tecnologias de comunicação sem fio (wireless) e das redes de telefonia móvel, as quais permitem que um