Problemas demograficos
Actualmente, a humanidade vive com alguns problemas demográficos: a população aumenta cerca de 80 milhões de habitantes por ano, tendo duplicado nos últimos 30 anos; a população está a envelhecer, aumento assim o número de indivíduos activos e diminuindo o número de passivos; os recursos agrícolas estão a aumentar para acompanhar o crescimento da população mas, em contrapartida, está-se a prejudicar o ambiente. Alguns especialistas afirmam que, devido a estes factos, a fome aumentará no mundo, com a morte de centenas milhões de pessoas mas outros, baseando-se em ocorrências anteriores, refutam essa ideia, pois já em 1968 se afirmava que “Ao longo dos anos 70 e 80, centenas de milhões de pessoas morrerão de fome…”. É certo que houve fome mas os números reais foram cem vezes menores que os anunciados pelos pessimistas de então. Seguidamente apresentam-se os factos e as previsões que apontam para um futuro não tanto negro como muitos o querem pintar.
Problemas demográficos actuais
Quais são os problemas demográficos a nível mundial?
Essa é uma pergunta que engloba várias realidades, talvez o grande problema demográfico do mundo seja o excesso de população (Altas taxas de natalidade e fecundidade, e elevada esperança média de vida - sobretudo na china), mas outros problemas podem ser mencionados, como é o caso do despovoamento de muitas áreas do globo, por exemplo, em Portugal, o interior do país está remetido ao esquecimento pelos políticos, nestas zonas apenas vivem idosos, sendo que a tendência nos mostra que mais tarde ou mais cedo, irão deixar de ter população, acho incrível como é possível que todos os anos nestas áreas fechem escolas, hospitais, maternidades, etc. Portugal, será no futuro composto por uma zona litoral excessivamente populosa e um interior desertificado. São os sintomas da mudança.
Problemas demográficos O forte crescimento demográfico do último quarto do século XX, suscitou um cúmulo de problemas que o