Problema de Pesquisa
Segundo Chiavenato (2006, p.23)
Pessoas não são meros recursos humanos organizacionais, mas sobretudo elementos impulsionadores da organização, capazes de dotá-la de inteligência, talento e da aprendizagem indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em mundo pleno de mudanças e desafios.
As Micro e Pequenas empresas tem um desafio neste mercado, pois competem também com grandes empresas que geralmente possuem uma estrutura de Recursos Humanos voltada a Educação Corporativa e desenvolvimento de seus talentos. Poucos Micro e Pequenos Empresários consideram o Treinamento como uma forma de reduzir custos e aumentar a produtividade. Geralmente contratam profissionais com alto nível de qualificação ao invés de investir na capacitação e no desenvolvimento daqueles que já fazem parte do quadro de funcionários, com receio de investir no talento e perdê-lo para a concorrência.
No entanto o investimento em Treinamento é capaz de gerar expressivos resultados internos e externos, pois trabalham com todo o Capital Humano da empresa, gerando benefícios para ambas as partes, como o alinhamento das competências dos funcionários com aquelas exigidas pelas peculiaridades de cada organização, que são orientadas pelas suas respectivas Missão e Visão de negócios.
Através da capacitação do funcionário para conhecer e exercer melhor suas funções, as contribuições internas vão desde melhorias na aprendizagem, relacionamento com gestores, produtividade, crescimento profissional, até sua própria motivação em exercer as funções na empresa, pois ele se sente “parte integrante