Pris Es De Alta Seguran A
A palavra prisão costuma ser entendida como o lugar onde os criminosos, violadores e traficantes são “isolados” da restante sociedade. É uma instituição onde a liberdade dos reclusos é muito restrita. Todos os movimentos e privacidade do recluso são controlados pelos guardas prisionais. Se a “simples” prisão funciona assim, as prisões de alta segurança serão instituições com normas muito mais rígidas, com um enorme grau de segurança por parte do edifício em si e por parte dos guardas prisionais, pois acolhe os reclusos mais perigosos de toda a sociedade.
Desenvolvimento
Definição
As prisões de alta segurança são instituições reservadas para infractores violentos, para quem já fugiu (ou tentou fugir) das prisões normais ou para presos que podem causar problemas em prisões de menor segurança.
Têm uma estrutura, normas e guardas prisionais próprios para o controlo destes reclusos, impedindo-os de fugir, cometerem actos de violência dentro desta instituição e tentar torná-los capazes de exercer, futuramente, uma vida sem crimes.
Estrutura
As prisões de alta segurança são instituições que requerem uma estrutura própria, diferente das outras prisões. Têm de ser indestrutíveis.
Uma típica prisão de segurança máxima é dividida por secções, de forma a dividir os reclusos mais problemáticos. Cada uma delas possui a sua própria equipa de guardas.
As celas são distribuídas ao redor de um espaço aberto central que possui uma cabine de segurança, protegida por metal e vidro à prova de bala para que um guarda vigie os movimentos dos reclusos.
A maioria das prisões de alta segurança tem uma unidade de SuperMax (local em que os internos ficam presos vinte e três a vinte e quatro horas por dia, sem terem contacto com os outros reclusos, muitos deles chegam a enlouquecer). É oficialmente conhecida como Security Housing Unit (Unidade de Segurança), intitulada pelos reclusos como “O Buraco” ou “A Solitária”.
As paredes são feitas de blocos