Princípios de Vitruviu
CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS – CTRN
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO – CAU
COMPONENTE CURRICULAR: THAU II
3.2 OS PRINCIPIOS DA ARQUITETURA EM VITRÚVIO E ALBERTI
A teoria de Vitrúvio era baseada em três princípios: firmitas, utilitas e venustas, seguindo essa tríade ele estabelece seis categorias base da arquitetura básica:
- Ordem (taxis);
- Disposição (diátesis);
- Euritmia,
- Simetria,
- Decoro;
- Distribuição (oikonomia).
“La oredenacion Vitruviana” se refere à disposição e métrica em relação ao uso dos elementos em uma edificação, é o processo de dimensionar um ambiente de acordo com seu uso que é relativo a especificidades econômicas e sociais, e proporciona ao ambiente à grandeza de todo edifício.
“La disposición” é referente à colocação dos ambientes no lugar correto, e a construção da planta e do estudo gráfico da edificação é importante para a melhor alocação desses ambientes, aproveitando o terreno e os materiais construtivos.
Euritmia e a simetria, não se diferem muito em suas definições. Euritmia é o uso de uma razão proporcional entre todas as partes e o todo e das partes entre si. Tanto a Euritmia coma a simetria se referem a preocupação de dar ao espaço medidas corretas, obedecendo uma relação de proporção equilibra ente as partes e o todo.
“El decoro”: refrere- se a adequação da obra ao lugar.
Há muita dificuldade de entendimento com as instâncias que Vitrúvio estabelece para a arquitetura, portanto o mais proveitoso é descobrir na trama de sua conceituação o que é comum a todas elas (medida, lugar e uso) e que são os elementos constitutivo e característico da operacionalidade da arquitetura.