PRINCÍPIOS CONTÁBEIS E PARTIDAS DOBRADAS
DAYANNE LUANA FERREIRA DE MEDEIROS
Professor: Marcelo Souza
Contabilidade
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS E PARTIDAS DOBRADAS
CUIABÁ - 2014
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como o objetivo ressaltar quais os Princípios Contábeis que norteiam e envolvem a profissão do profissional de contabilidade nos dias de hoje. Além de nos fazer entender as suas ações e métodos usados.
Os Princípios Contábeis, são divididos em 06 (seis), são eles: Entidade; Continuidade; Oportunidade; Registro pelo Valor Original; Competência e Prudência.
Nesse trabalho também é citado o Método das Partículas Dobradas, que foi descrito pela primeira vez em 1494, na Itália, pelo frade Luca Pacioli no livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità”, que fala sobre um tratado da contabilidade.
Ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado também.
2. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
À medida que a prática e a Ciência Contábil foram sendo organizadas e estruturadas, pesquisadores procuraram identificar e compilar quais os princípios que as orientavam, em especial a função de registrar todos os fatos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Os princípios contábeis ou contabilísticos tornaram-se regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos e hoje constituem a principal teoria que sustenta e fundamenta a Contabilidade.
O Conselho Federal de Contabilidade definiu uma primeira versão em 1981, seguida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que emitiu uma deliberação em 1986 (Deliberação 029/86), classificando-os em postulados, princípios propriamente ditos e convenções.
Em 1993, (Resolução CFC 7502 ), ambas as entidades acordaram em