Principios e metodos da gestao escolar
Psicologia e Astrologia com Fernando Barnabé
O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
INTRODUÇÃO
Assume cada vez maior pertinência, proporcionar aos agentes educativos (pais, encarregados de educação e educadores em geral) informação, sobre o modo como se processam as fases de desenvolvimento pelas quais passam crianças e jovens.
Conhecendo as suas características, poderemos atempadamente dar conta, se um determinado desiquílibrio, uma perturbação ou um medo até, perduram no tempo, e, desse modo, agirmos preventivamente.
A prevenção, é sempre necessária e urgente, independentemente da área a que nos reportamos, mas para prevenir é preciso à priori saber identificar sinais e sintomas e, se possível, evitar o seu surgimento; compreender a sua natureza é também um processo que requer conhecimento de nós próprios e dos outros.
Os textos elaborados, não pretendem constituir-se como um manual ou referencial teórico que sustente a ação educativa e pedagógica dos vários agentes educativos, já que cabe ao educador adaptar o modelo ou modelos teóricos que melhor se adaptem ao seu.
Tem antes o propósito, de, numa linguagem simples e sem especial relevância técnica, contribuir para o conhecimento das várias abordagens e modelos teóricos no que ao desenvolvimento diz respeito, para além de referenciar os aspectos mais significativos das etapas evolutivas do pré-escolar à adolescência.
Teorias do Desenvolvimento
O desenvolvimento de uma criança já está determinado ao nascimento ou é moldado por experiências posteriores? Já vai longe o tempo em que se defendia a tese, de que “ao nascermos a mente é uma tábua rasa e todo o conhecimento é criado pela experiência”. Atualmente, entende-se o desenvolvimento, nos seus múltiplos aspectos, isto é: como produto da interação entre a natureza, os fatores de aprendizagem e os fatores genéticos e hereditários.
As informações biológicas para que o desenvolvimento humano se processe são