PRINCIPIOS EDUCATIVOS METODOLÓGICOS PARA UMA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE QUALIDADE
Vera Núbia de Medeiros Freire1
Profª. Simone Sicora Poleto2
RESUMO
Este artigo visa discutir subsídios de como atuar e desenvolver princípios educativos para aprimorar-se mais na pratica vivenciada de uma educação superior de qualidade, assim como desenvolver metodologias compromissadas com o saber respaldados em autores como Melo (2009), Silva (2009) e Vasconcelos (1995). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de autores estudados no curso.
Palavras-chave: Educação Superior. Metodologias. Princípios Educativos.
I - INTRODUÇÃO Com base em estudos recentes, buscou-se com este artigo de temática Princípios Educativos Metodológicos para uma Educação Superior de Qualidade, contribuir e enriquecer conhecimentos, no que diz respeito a melhores caminhos profissionais que rompam com a forma tradicional de ensino, efetivando a aprendizagens dos educadores, através das propostas colocadas nos currículos pedagógicos das Instituições de Ensino Superior (IES).
No processo educacional do ensino superior, a relação professor-aluno é parte fundamental visto que, esta, objetiva preparar o cidadão e capacitá-lo para a sua prática profissional tão exigida pelo mercado de trabalho.
Em cada etapa do aprendizado, desde a pré-escola, do ensino fundamental, do ensino médio, até chegar à universidade, professores e alunos se vêem envolvidos numa discussão pedagógica, frizando a relação e integração de ambos, o conhecimento e as inovações das práxis educacionais, e por fim, a significativa extinção da prática tradicional.
Assim, este trabalho objetiva delimitar interesses comuns dos educadores e dos educandos, a partir das metodologias e das disciplinas apresentadas pelas instituições de ensino Superior.
Essa complexidade ganha mais forças, com os trabalhos de pesquisa científica, pois o saber didático e