Principios da contabilidade
1.Os princípios da Contabilidade:
a) PRINCÍPIOS DA COMPETÊNCIA DOS EXERCÍCIOS: é o princípio segundo o qual toda despesa deve ser reconhecida como tal quando ocorrer o fato gerador da despesa, ou seja, quando o bem é consumido, independentemente de quando ocorrer o seu pagamento. b) PRINCÍPIO DA CONFRONTAÇÃO DA DESPESA: É quando as despesas ocorrem no processo de produção, recebe o nome de custos, servirão ao calculo todas das despesas e custos com a produção do produto final, sendo assim ele é embutido no preço. Por essa razão, o valor contabilizado no estoque de produtos acabados é exatamente igual à somatória de todos os custos que foram necessários para gerá-lo, como a energia elétrica gasta, mão de obra e matéria prima etc... c) PRINCÍPIO DA REALIZAÇÃO DA RECEITA: É padronizado e definido, como regra, que a receita da venda somente pode ser reconhecida quando ocorrer a venda do produto. No entanto não basta, portanto, a simples emissão da Nota Fiscal, é necessária que a entrega da mercadoria seja comprovada por meio da assinatura, no recebimento, pelo comprador.
d) PRINCÍPIO DA CONSISTÊNCIA: Princípio segundo o qual há relevância para que os relatórios econômicos e financeiros elaborados sejam comparáveis entre períodos ou cenários distintos. Caso haja necessidade na alteração de algum dos critérios empregados num período, bastará a evidenciação em notas explicativas que devem acompanhar a publicação dos relatórios.
e) PRINCÍPIO DA MATERIALIDADE: O princípio da materialidade postula que toda a informação financeira que seja susceptível de influenciar a decisão dos utentes, deverá ser sempre avaliada considerando o rácio custo-benefício quanto à sua produção. Ou seja, à luz do princípio da materialidade, é material o procedimento ou valor que, evidenciado, omitido ou distorcido, pode alterar o fundamento do juízo que o utente faça sobre o valor da sociedade e suas tendências, considerando os montantes envolvidos tendo por