Principio de Identidade Pré-Socratico
Para entendermos o período pré-socrático, precisamos citar os quatro períodos da Filosofia antiga, os tipos de escolas e os principais filósofos pré-socráticos.
Períodos da Filosofia Antiga
O Pré-Socrátíco - entre os anos 700/450 a.C., envolve os filosofos de Tales de Mileto até o surgimento do famoso Sócrates.
O Clássico- entre 450/300 a.C., é o mais importante período da Filosofia antiga, envolve Socrates, Platão e Aristóteles.
O Alexandrino ou Helenistíco - entre 300/200 d.C., neste período destacaram-se os sucessores de Platão e Aristóteles, e também a Filosofia Estóica, a Epicurista e a Cética.
O Greco-Romano - entre 200/530 d.C., este período é caracterizado pelo surgimento da Filosofia cristã e a sua fusão com a Filosofia grega. Nele se destacam os filósofos Sêneca, Plotino, Hermes Trismegisto, Porfirio, Plutarco, Proclo e Simplício.
Escolas filosóficas do período pré-socrático
Escola Jônica: discutia principalmente a questão da mutabilidade da natureza, desenvolveram a Astronomia e a Matemática, afirmavam que a natureza é um imenso conjunto de forças contrarias em constante combate
Escola Itálica: A atividade científica da Escola é concentrada em três áreas principais: Matemática, Astronomia e teoria da Música.
Escola Eleática: buscando a explicação da natureza do ser e da sua diversidade. chegaram à clara distinção entre a Física e a Metafísica e dando início à superação do naturalismo da Escola Jônica
Escola da Pluralista ou da Pluralidade: os pensadores dessa escola, consiste em admitir que não há um princípio único que explique todo o universo, existem vários princípios que, misturando-se, formam a multiplicidade das coisas existentes.
Escola eclética: assim chamadas porque selecionavam de cada escola filosófica as opiniões que para elas pareciam as mais prováveis. Elas pareciam ter sido um ramo da escola metódica.
Principio da Identidade
O principio de