Principio de heisenberg
Um dos maiores problemas dos experimentos quânticos é a aparentemente inevitável tendência humana de influenciar o estado e a velocidade de pequenas partículas. Isto acontece até mesmo quando somente observamos as partículas, frustrando os físicos quânticos. Para combater isso, os físicos criaram máquinas enormes e complexas, como os aceleradores de partículas que removem qualquer influência humana do processo de acelerar uma partícula, como é o caso do Grande Colisor de Hádrons, que começou a funcionar em agosto de 2008.
Ainda assim, os resultados variados que os físicos obtêm, quando examinam a mesma partícula, indicam que não conseguimos evitar afetar o comportamento dos quanta - ou partículas quânticas. Até mesmo a luz que os físicos utilizam para ver melhor os objetos que eles estão observando pode influenciar o comportamento dos quanta. Os Fótons, por exemplo, mesmo sendo a menor medida da luz, que não têm massa nem carga elétrica, ainda conseguem fazer uma partícula se mexer, alterando o módulo, a direção e o sentido de sua velocidade.
Este é o chamado Princípio da Incerteza de Heisenberg. Werner Heisenberg, físico alemão, determinou que as nossas observações têm efeito sobre o comportamento dos quanta. O Princípio da Incerteza de Heisenberg parece difícil de entender - até mesmo o nome intimida. Mas na verdade é fácil de compreender, e quando você conseguir, vai entender o principal fundamento da mecânica quântica.
Imagine que você é cego e com o tempo desenvolveu uma técnica para dizer a que distância um objeto está, jogando uma bolinha de borracha nele. Se você jogar a bolinha em uma banqueta próxima a você, a bola volta rápido, e você vai saber que está perto. Se você jogar a bola em alguma coisa do outro lado da rua, vai levar mais tempo para ela voltar, e você vai saber que o objeto está longe.
O problema é que quando você joga a bola - principalmente uma bolinha de borracha - em algum