Atps
-Conceito de Pressão Atmosférica
-Conceito de Densidade
-Teorema de Stevin
-Teorema de Pascal
-Empuxo
-Teorema de Arquimedes
Conceito de Pressão
Da mesma forma como os corpos sólidos, os fluidos também exercem pressão sobre outros, devido ao seu peso.
Para obtermos esta pressão, consideremos um recipiente contendo um líquido de densidade d que ocupa o recipiente até uma altura h, em um local do planeta onde a aceleração da gravidade é g.
A Força exercida sobre a área de contato é o peso do líquido.
como: a massa do líquido é: mas , logo:
Ou seja, a pressão hidrostática não depende do formato do recipiente, apenas da densidade do fluido, da altura do ponto onde a pressão é exercida e da aceleração da gravidade. Conceito de Pressão Atmosférica Atmosfera é uma camada de gases que envolve toda a superfície da Terra.
Aproximadamente todo o ar presente na Terra está abaixo de 18000 metros de altitude. Como o ar é formado por moléculas que tem massa, o ar também tem massa e por consequência peso.
A pressão que o peso do ar exerce sobre a superfície da Terra é chamada Pressão Atmosférica, e seu valor depende da altitude do local onde é medida.
Quanto maior a altitude menor a pressão atmosférica e vice-versa.
Conceito de Densidade
Em física, a densidade consiste na relação entre a massa de um corpo e o volume que ocupa. Na prática é igual ao seupeso específico. Num sentido mais geral, a densidade de uma grandeza exprime a quantidade desta existente porunidade de comprimento, superfície ou volume. Por exemplo, a densidade linear de carga é a quantidade de cargaelétrica que, num corpo, existe por unidade de comprimento.
Densidade de carga: consiste, num corpo carregado eletricamente, na quantidade de carga elétrica por unidade devolume.
Densidade de corrente: é a quantidade de intensidade de corrente elétrica que atravessa a unidade de área.
Densidade de energia: é a energia