Principais problemas ambientais do Brasil
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
TRABALHO DE CIÊNCIAS
DO AMBIENTE
RENATA AMARAL BALSAN
Campo Grande, MS
07/2013
ÍNDICE
1. Chuva ácida
1.1. O que é e causas da chuva ácida
1.2. Consequências da chuva ácida
2. Principais problemas ambientais do Brasil
2.1. Desmatamento e queimadas
2.2. Degradação e Esgotamento dos solos
2.3. Escassez de água
2.4. Contaminação dos corpos hídricos
2.5. Poluição do ar
1. CHUVA ÁCIDA
1.1. O que é e causas da chuva ácida
A chuva ácida é um fenômeno que ocorre devido à poluição atmosférica, com a liberação de óxido de nitrogênio, dióxido de carbono e dióxido de enxofre, que provoca um grande problema ambiental.
Quando a poluição da atmosfera intensifica, o pH da água da chuva atinge valores abaixo dos considerados normais para a chuva (5 ou 6), tornando-a ácida (podendo o PH alcançar valores inferior a 2). Isso significa que, ao atingir a natureza, o excesso de acidez poderá causar graves danos. Essa precipitação líquida está carregada de diversos ácidos (sulfúrico, nítrico, clorídrico) e outros componentes (óxidos de azoto, mercúrio, cádmio, óxido de carbono, etc). Um dos principais contaminadores é o dióxido de enxofre (SO2), que reage com a água para dar ácido sulfuroso, que depois se converte em sulfúrico.
Os dois principais compostos (enxofre e azoto) que estão na origem deste problema ambiental dão origem a processos diferentes de formação de ácidos:
•Enxofre:
O enxofre é uma impureza frequente nos combustíveis fósseis, principalmente no carvão mineral e no petróleo, que ao serem queimados também promovem a combustão desse composto, de acordo com as seguintes reações químicas:
S (s) + O2 (g) ---> SO2 (g)
2 SO2 (g) + O2 (g) ---> 2 SO3 (g)
O enxofre e os óxidos de enxofre podem também ser lançados na atmosfera pelos vulcões. Os óxidos ácidos formados reagem com a água para formar ácido sulfúrico (H2SO4),