Principais Funções da Camada de Transporte
A camada de transporte garante que as mensagens são entregues sem erros, em seqüência e sem perdas ou duplicações. Ela libera os protocolos de camada superiores de qualquer preocupação com a transferência de dados entre eles e seus colegas.
O tamanho e a complexidade de um protocolo de transporte depende do tipo de serviço que ele pode obter da camada de rede. Para uma camada de rede confiável com capacidade de circuito virtual, é necessária uma camada de transporte mínimo.Se a camada de rede é confiável e/ou só suporta datagramas, o protocolo de transporte deve incluir detecção e recuperação de erros extensivas.
A camada de transporte fornece:
Mensagem de segmentação: aceita uma mensagem da camada (de sessão) superior, divide a mensagem em unidades menores (se já não forem suficientemente pequenas) e rebaixa as unidades menores para a camada de rede. A camada de transporte na estação de destino remonta a mensagem.
Mensagem de confirmação: fornece entrega de mensagens confiável de ponta a ponta com confirmações.
Mensagem de controle de tráfego: informa a estação de transmissão para "back-off" quando nenhum buffer de mensagem está disponível.
Sessão multiplexing: faz a multiplexação de vários fluxos de mensagem ou sessões em um único link lógico e controla as mensagens que pertencem as quais sessões de (consulte camada de sessão).
Normalmente, a camada de transporte pode aceitar mensagens relativamente grandes, mas há limites restritos de tamanho de mensagem impostos pela camada de rede (ou inferior). Consequentemente, a camada de transporte deve dividir as mensagens em unidades menores ou quadros, anexando um cabeçalho ao início de cada quadro.
As informações de cabeçalho de camada de transporte deverá incluir informações de controle, início de mensagem e sinalizadores de fim da mensagem, para permitir que a camada de transporte na outra extremidade reconheça os limites das