Principais Filos Animais
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
GUSTAVO MATEUS JUSVIACK RIBEIRO
3 TAI – MATUTINO
REINO ANIMAL – CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
RIO NEGRO
2014
Principais Filos Animais
Filo Porífera (poríferos ou esponjas)
Todos são aquáticos e vivem aderidos a substratos (madeira, rochas, conchas, etc.) grande maioria vive no mar, com distribuição geográfica ampla desde os mares polares aos tropicais onde são mais abundantes. Quase 10 mil espécies descritas no filo e pouco mais de 100 vive em agua doce e limpa.
Tem formas cores e tamanhos variados, maioria possui corpo assimétrico, alguns tem forma de vaso. As cores podem variar: existem esponjas cinzentas, vermelhas, amarelas, laranjas e violetas. A maioria mede poucos centímetros mas há espécies que chegam entre 1 e 2 metros.
As esponjas alimentam-se de partículas orgânicas presentes na agua que circula em seu corpo, por isso são chamados de animais filtradores.
O corpo das esponjas é revestido externamente por células achatadas e bem unidas os pinacócitos.
Nos pinacócitos há muitos porocitos que tem um canal central que atravessa o citoplasma formando poros onde a agua penetra nas esponjas.
Outro tipo celular característico é o coanócito , uma célula ovoide dotada de um flagelo, que mais ou menos tem a forma de um funil.
Os amobócitos são células responsáveis pela digestão, a digestão das esponjas é intracelular.
A meso-hilo capaz de riginar todos os outros tipos de células das esponjas e possuem a importante função de distribuir nutrientes.
Os espiculos são estruturas minerais microscópicas em forma de agulha, estrela, etc.; constituídas por sílica ou calcarias, são produzidas pelos escleroblastos.
Assexuada, a maioria faz rep. Assexuada por brotamento, consiste na formação de expansões do corpo, os “brotos” que crescem e mais tarde se separam do organismo genitor, constituindo um novo individuo, em muitas espécies não há separação dos brotos,