Principais domínios morfobioclimáticos do mundo e do brasil
968 palavras
4 páginas
Disciplina: Geografia 3° MédioConteúdo da Unidade I - GEOGRAFIA DO MEIO AMBIENTE
Os Principais Domínios Morfobioclimáticos do Mundo e do Brasil.
As Zonas Polares: O solo, a vegetação e a hidrografia
Não há solos em vastas extensões dessas áreas devido às grossas camadas de gelo. Quando aparecem, são bastante pobres, pois têm uma espessura muito pequena e pouca vida microbiana.
A Vegetação, especialmente na Antártida, é quase inexistente. Apenas nas bordas desse continente e em grandes trechos da Sibéria, do Alasca e da Groelândia, bem como em partes setentrionais da Europa, aparece a Tundra, vegetação rasteira, composta por musgos e liquens
Os rios permanecem congelados a maior parte do tempo, e suas águas correm apenas alguns meses do ano.
Os Desertos: O solo, a vegetação e a hidrografia
Os solos em geral são extremamente foros (rasos) ou inexistentes. A forte evaporação ocasiona a formação de crostas salinas.
A vegetação, devido à escassez das chuvas e à pobreza dos solos, é rara, com plantas xerófitas que possuem enormes raizes, casca grossa e lenhosa, folhas atrofiadas ou estruturas adaptadas à armazenagem de água (cactáceas) Em algumas áreas aparecem plantas de ciclo vital curto, que nascem e morrem na breve estação das chuvas. Apenas nos Oásis pode-se encontrar vegetação mais rica, com numerosas palmeiras, especialmente a tamareira. Os oásis, localizados em áreas onde aflorou a água no subsolo, são verdadeiras ilhas verdes no meio dos desertos.
Os rios, em sua maioria, são temporários , secam durante vários meses, com algumas exceções, como o rio Nilo, que atravessa o Saara, nascem fora dos desertos.
As altas montanhas: possuem feições muito peculiares, diferentes das regiões vizinhas. Elas aparecem em latitudes baixas e médias, mas a altitude lhes confere características climáticas, e, portanto de solo e vegetação, diversas das que teriam por sua posição geográfica.
A vegetação divide-se por andares, nas partes