Principais Caracter Sticas Da Mesopot Mia
Principais
Características da
Mesopotâmia.
O CAMPO E A CIDADE
• Os povos mesopotâmicos praticavam a agricultura, a criação de animais, o artesanato e o comércio. Nos campos da
Mesopotâmia, as famílias cultivavam, sobretudo, a cevada (cereal usado na produção de cerveja), o trigo (usado na feitura do pão) e o gergelim (planta de sementes oleaginosas da qual se extraía o óleo usado na alimentação e iluminação).
OUTRAS CARACTERÍSTICAS...
• Os mesopotâmios também praticavam a pecuária; criavam bois, porcos, ovelhas, cabras. Dessas criações, extraíam a gordura, a carne, a lã, o leite (e seus derivados, como a coalhada e o queijo). Os bois ajudavam a arar a terra e, assim como os jumentos, também puxavam carroças.
• No campo, havia artesãos que faziam potes de cerâmica, certos de fibras vegetais; instrumentos de pedra, madeira ou metal.
O COMÉRCIO EXTERNO
A Mesopotâmia carecia de pedras, madeiras e metais, matérias-primas importantes para sua economia.
Para
obtê-las, seus comerciantes montavam caravanas e percorriam longas distâncias tanto em direção ao Ocidente quanto ao Oriente. No entanto, montar uma caravana para lugares distantes era um empreendimento custoso e arriscado; por isso, durante muito tempo essas expedições foram organizados por templos e palácios, ou seja, pelos sacerdotes e pela realeza.
SOCIEDADE
As sociedades mesopotâmicas eram hierarquizadas e mercadas pela desigualdade. De um lado, havia a realeza, os sacerdotes, os altos funcionários e os grandes comerciantes; de outro, os escravos e os trabalhadores livres do campo e das cidades; estes tinham de arcar com o próprio sustento e ainda realizar trabalhos obrigatórios em obras coordenadas pelo rei: construção de palácios, templos, muros, pontes, canais de irrigação e diques.
TRABALHOS E IMPOSTOS
Os trabalhadores eram obrigados a entregar parte do que produziam para os palácios (na forma de impostos) e para os templos (na forma de oferendas). A realeza acumulava os produtos dos