Princ Pios Da Contabilidade Pronto
Curso: Administração
Disciplina: Contabilidade Geral
BARRA MANSA - RJ
Março – 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO: Principais Fundamentos da Contabilidade
PROFESSOR: Guedes
Rodrigo Ribeiro Porto de Souza - 0209910
BARRA MANSA - RJ
Março – 2015
Princípios da Contabilidade
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades.
São Princípios da contabilidade:
I. o da Entidade;
II. o da Continuidade;
III. o da Oportunidade;
IV. o do Registro pelo Valor Original;
V. o da Atualização Monetária;
VI. o da Competência; e
VII. o da Prudência.
1- Princípio da Entidade
O princípio da entidade reconhece o patrimonial como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônio existentes, independente de este pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos . Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. O Patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas em uma unidade de natureza econômica - contábil.
Exemplo: A empresa deve registrar somente fatos que se refiram a seu patrimônio, ou seja, não deve registrar como despesa da empresa a conta de telefone particular do sócio.
2- Princípio da Contabilidade
O princípio da continuidade pressupõe que a entidade continuará em operação