primeiro so
A dispnéia origina das palavras de raízes gregas dys e pnoia com significado respiração ruim . Na literatura médica, a definição de dispnéia diz respeito à experiência subjetiva de sensações respiratórias desconfortáveis, possibilitando a observação de sinais indicadores de dificuldade respiratória.
A respiração é uma função automática, sem um esforço consciente ou desconforto. A dispnéia ocorre quando o indivíduo apresenta um dificuldade na respiracao (acompanhado de evidência objetiva de dificuldade respiratória ou desconforto). Portanto, a dor, sendo, por isso, subjetivo e, como no caso da dor, um mesmo estímulo pode causar diferentes graus de dispnéia em pessoas distintas ou em momentos distintos.
Os tipos de dispinea sao:
Dispnéia de Esforço: Surgimento ou agravamento da sensação de dispnéia por atividades físicas.
Ortopneia: É a dificuldade respiratória que ocorre quando a pessoa está deitada.
Dispneia paroxística noturna: Dispneia que surge algum tempo após o adormecer, com a pessoa acordando bruscamente com forte sensação de sufocação.
Trepopneia: Dispneia com a pessoa deitada de um lado e desaparece ou melhora invertendo o lado.
Platipneia: Dispneia na posição ortostática(em pé).
Apneia: Parada temporária da respiração(voluntaria ou nao voluntaria).
Eupneia: É manutenção natural da frequência respiratória.
Para a abordagem de uma vitima com a sensação de falta de ar, com respiração difícil ou desconfortável; é necessario determinar se há história de episódios prévios e quais as características destes episódios. Em seguida observar sinais de fadiga respiratória tais como o uso de musculatura acessória, cianose, respiração paradoxal, Monitorizar oximetria de pulso. Entrar em alerta caso a saturação seja menor que 92% (a saturação normal é superior a 95% em ar ambiente). Conversa com a a vitima com intuito de alcama-la e perguntar ao enfermo quando o quadro iniciou-se.
As causas da dispneia pode ser a obstrução de vias