Primeiro Capitulo medeirosFICHAMENTO PRIMEIRO CAPITULO DE MEDEIROS
406 palavras
2 páginas
Faculdade da Cidade do SalvadorDiscente: Rafaela Oliveira
Curso: Psicologia 2º Semestre/ Noturno
Docente: Iramaia Souza
MOREIRA E MEDEIROS, Márcio Borges Moreira e Carlos Augusto de Medeiros. Princípios da Análise do Comportamento. Primeiro Capítulo. O Reflexo Inato. (PP. 17 – 27). Porto Alegre: artmed, 2007. Reimpressão 2008.
Todas as espécies animais apresentam reflexos inatos e esses inúmeros outros reflexos fazem parte do repertório comportamental de animais humanos e não-humanos desde o momento de seu nascimento, por isso, são chamados reflexos inatos.
Em psicologia, quando falamos sobre comportamento reflexo, não se refere àquilo que o individuo fez, mas sim, a uma relação entre o que ele fez e o que aconteceu antes de ele fazer. Reflexo é uma relação entre estímulo e resposta, é um tipo de interação entre um organismo e o ambiente.
Reflexo é uma relação entre um estímulo resposta na qual o estímulo elicia a resposta. Estimulo é uma parte ou mudança em uma parte do ambiente, resposta é uma mudança no organismo.
A lei da intensidade-magnitude estabelece que a intensiddade do estímulo é uma medida diretamente proporcional à magnitude da resposta, ou sej, em um reflexo, quanto maior a intensidade do estímulo, maior será a magnitude da resposta. Esta lei estabelece que, para todo reflexo, existe uma intensidade mínima do estímulo necessária para que a resposta seja eliciada. Podemos citar como exemplo um choque elétrico que é um estímulo que elicia a resposta de contração muscular.
Latência é o nome dado a um intervalo entre dois eventos. No caso dos reflexos, latência é o tempo decorrido entre apresentação do estímulo e a ocorrência da resposta. Além da latência entre apresentação, estímulo e ocorrência da resposta, a intensidade do estímulo também possui uma relação diretamente proporcional à duração da resposta: quanto maior a intensidade do estímulo, maior a duração da resposta. Quando um mesmo estímulo é apresentado várias vezes em curtos intervalos de