Primatas e Quirópteros
Primatas é um grupo de mamíferos que compreende os popularmente chamados de macacos, símios, lêmures e os seres humanos. É dividida informalmente em símios e prossímios.
Símios
Os símios incluem macacos e o homem.
Prossímios
Prossímios possuem características dos primeiros primatas, e são os lêmures de Madagáscar, lorisídeos, e társios.
Características
A maior parte dos primatas vive em florestas tropicais e subtropicais das América, África e Ásia. São considerados animais generalistas e exibem uma gama de características próprias. Alguns primatas, como alguns hominídeos e babuínos, são mais terrestres do que arborícolas, mas todas as espécies possuem adaptações para trepar em árvores. Primatas são caracterizados por possuírem grande cérebros se comparados aos outros mamíferos. Primatas possuem taxas de reprodução lentas se comparadas com outros animais de mesmo porte e demoram para alcançar a maturidade sexual, mas possuem longevidade longa. Dependendo da espécie, adultos podem viver solitariamente, em casais, e até em grupos com centenas de indivíduos.
Quirópteros
Os Quirópteros ou Morcegos são os mamíferos que apresentam estruturas especializadas que permitem o voo verdadeiro. No Brasil são conhecidas nove famílias, 64 gêneros e 167 espécies, distribuídas em todo território nacional.
Características
Os Morcegos Apresentam uma diversidade de hábitos alimentares, podendo se alimentar de insetos e outros artrópodes, frutos, sementes, folhas, flores, pólen, néctar, pequenos vertebrados e até sangue. Os morcegos podem se refugiar em cavernas, fendas das pedras, troncos e galhos de árvores, cupinzeiros e construções humanas formando grupos onde podem coabitar espécies diferentes formando o que chamamos de “COLÔNIAS”.
Importância dos Quirópteros
Ajudam no controle dos insetos, onde um morcego insetívoro pode devora mais de 600 mosquitos por hora;
Ajudam no controle de pequenos animais, incluindo roedores, que podem prejudicar a agricultura;