previsoes
Os Fundos são disponibilidades ou aplicações financeiras, quase sempre temporárias, que figuram no Ativo, com finalidade específica, que não podem ter movimentação livre, sendo submetidos a um controle determinado por ordem legal ou Estatutária ou ainda decorrente da política adotada pela Entidade.
Via de regra, os Fundos são geralmente encontrados em Instituições sem fins econômicos (associações, fundações etc.). Fundos em Instituições com fins econômicos são raros, mas nada impede que uma empresa, por exemplo, aplique certos recursos, que deverão ser canalizados para a modernização das suas instalações. As doações financeiras por elas recebidas, vinculadas a compra de um determinado bem, aparecem habitualmente no ativo de suas demonstrações contábeis como Fundos para a consecução de objetivos específicos.
PROVISÃO x PREVISÃO, confusões do cotidiano Provisões e Previsões são temas recorrentes nos bastidores de qualquer empresa, especialmente nas áreas envolvidas pela controladoria. Apesar da popularidade dos temas, há quem faça ainda confusão com o significado técnico de ambas. Vamos aqui tentar ajudar a dirimir as dúvidas, ou quem sabe desfazer a confusão.
Inicialmente já podemos afirmar que Provisões e Previsões, são critérios técnicos diferentes e aplicados em situações distintas, a saber:
PROVISÕES: São cálculos matemáticos feitos na maioria das vezes com embasamento histórico, e serve de base para se contabilizar uma variação