prevenção e conscientização no uso do alccol
O presente projeto de ação vem apontar uma das problemáticas que foi notado durante as visitas realizadas no conjunto habitacional dos setores três e sete do município de Nova Brasilândia D Oeste Rondônia.
O álcool é uma droga lícita no qual o seu uso e sua comercialização são permitidos por lei. A nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e inclusive o álcool. São substancias que são consideradas drogas lícitas. Durante as visitas foi diagnosticado o uso do álcool em uma das famílias no qual todos os integrantes são dependentes do mesmo, moram com a mãe, pois, os pais são divorciados e o motivo da separação foi o álcool, o dinheiro que ganham não colabora nas despesas da casa, ficando a responsabilidade somente para a genitora que por sua vez já se encontra doente, tem diabetes e problema na coluna vive somente do seu benefício.
De acordo com o 2° levantamento nacional de álcool e drogas (Lenad) nos últimos seis meses o consumo abusivo de álcool cresceu 30% no Brasil principalmente entre jovens e mulheres. Esse fator é preocupante, pois o individuo que faz uso do álcool constantemente, acaba pondo sua vida seu caráter em risco diante da sociedade.
O fato também é inquietante em relação ao âmbito familiar, pois pode acarretar exemplos que levará outros membros da família principalmente crianças á se conceber com o uso demasiado do álcool. Por essa razão surgiu à necessidade de uma prevenção no uso do álcool em relação as famílias do conjunto habitacional.
Será realizado também para a prevenção dos danos que o álcool traz para quem o consome e fazer conhecimento das doenças provocadas pelo mesmo. O presente projeto será destinado às famílias do conjunto habitacional para prevenir e conscientizar ao não uso do álcool. Este problema foi detectado devido a um diagnóstico realizado através das visitas domiciliares e por meio dos dados do questionário e houve uma percepção em relação a uma família