Prevenção do cançer de útero
EPIDEMIOLOGIA
Segundo MS(2008) O HPV é um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital tanto de homens como de mulheres. O HPV é uma família de vírus com mais de 80 tipos. Enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, se transformam em câncer de colo do útero. Geralmente sem manifestações específicas.
Geralmente, essa infecção não resulta em câncer, mas é comprovado que 99% das mulheres que têm câncer do colo uterino foram antes infectadas por esse vírus. No Brasil, cerca de 7.000 mulheres morrem anualmente por esse tipo de tumor.
Detecção precoce: cura -90% Prevenção Primária:evitar o aparecimento por meio de ações preventivas Fatores de risco => Promiscuidade, sexo sem segurança, Tabagismo, alcoolismo,deficiências nutricionais Rastreamento:Acolhimento e/ ou consulta Idade: 25-59 anos (priori) Intervalos: 2-2 anos após dois exames consecutivos (-) Exceto sorologia + p/ HIV.
SITUAÇÕES ESPECIAIS
Mulheres grávidas: Sem contra indicação, preferencialmente até 7º mês de gestação,coleta endocervical com espátula de Ayres Mulheres virgens:Não realizado como rotina Histerectomia:Coleta rotineira da cúpula vaginal Mulheres com DST´s: Coleta intensificada de acordo com os sinais clínicos *Tto da DST => Coleta de material *Improvável retorno da pcte
Subnotificação de resultados
Coleta de Material para o Exame Preventivo do Colo do Útero
=>Coleta de amostras:Escamação ou esfoliação (esátula de ayres e/ou escovinha endocervical) parte externa (Ectocérvice) Parte interna (endocérvice) =>Necessidade de quantidade de material suficiente. =>Disposição do material na lâmina. (Única) Ectocérvice (Espátula de Ayres) Endocérvice (Escov.endoc / esp. Ayres)
IIIIIIIIIl IIIIIIIIII
-------------
PERGUNTAS IMPORTANTES ANTES DA COLETA:
IDADE,ESTADO CIVIL,VIDA SEXUAL ATIVA,GPA (TIPO DE PARTO),