PREVENÇÃO DA AIDS
Uso da camisinha em todo contato íntimo;
Sempre utilizar seringas e agulhas descartáveis;
Uso de luvas para manipular feridas ou líquidos corporais;
Seguir o tratamento da AIDS durante a gravidez para evitar a contaminação do bebê;
Mãe portadora do vírus HIV não deve amamentar seu bebê.
Não se pega AIDS através do contato com a saliva, suor, lágrimas e:Através do beijo, abraço, cumprimento;
Masturbação com preservativo;
Usar o mesmo sabonete, toalhas ou lençois;
Frequentar a mesma piscina, usar a mesma banheira;
Picada de insetos;
Usar o mesmo copo, prato ou talher.Segundo dados científicos, uma das maiores queixas dos pacientes e razões de abandono do tratamento da AIDS é viver sob o estigma da AIDS, pois há um grande afastamento de amigos e entes queridos quando o indivíduo revela-se portador do vírus HIV pelo medo de contaminação.
Saber identificar as reais formas de transmissão da AIDS é importante para evitar ser contaminado e para não abandonar estes pacientes pois eles precisam de muito apoio psicológico nesta fase da vida.Os primeiros sintomas da AIDS manifestam-se 3 a 6 semanas após a infecção com o vírus HIV e podem incluir febre ou mal estar geral que são facilmente confundidos com um resfriado ou gripe. Porém, o teste do HIV só deve ser feito 40 a 60 dias após o comportamento de risco como contato íntimo desprotegido ou troca de seringas, por exemplo, pois antes deste período, o resultado pode ser falso.
Os principais sintomas da AIDS como manchas avermelhadas na pele, diarreia que dura mais de 1 mês ou candidíase oral ou genital persistente geralmente só aparecem 8 a 10 anos após a contaminação com o vírus HIV.
Primeiros sintomas da AIDS Os primeiros sintomas da AIDS, que caracterizam a fase aguda da doença e que podem aparecer nos primeiros 21 dias após a contaminação com o