Prevalência de carrapatos em cães de áreas urbanas e rurais do município de descalvado.
796 palavras
4 páginas
UnicasteloUniversidade Camilo Castelo Branco
Prevalência de carrapatos em cães de áreas urbanas e rurais do município de Descalvado.
Leonardo Passarelli
Descalvado
2013
Prevalência de carrapatos em cães de áreas urbanas e rurais do município de Descalvado.
INTRODUÇÃO
Cães representam a maioria dos animais em cidades, e um convívio constante com o homem apresentando grande ameaça na saúde pública e veterinária.
Os carrapatos podem causar desconforto pela picada que produz irritação local, podem causar anemia por perda de sangue, inocular toxinas e transmitir vírus, riquétsias, bactérias e protozoários patogênicos.
Em áreas urbanas na cidade de Descalvado-SP a espécie mais encontrada em cães é a Rhipicephalus sanguineus mas popularmente conhecido como “carrapato vermelho do cão” ou “carrapato de canis”, originária da África, que em consequência as condições climáticas favoráveis ao seu desenvolvimento. Já em cães criados em áreas rurais ou suburbanas, onde vivem soltos e tem acesso livre às matas e a outros ambientes, onde várias espécies de animais silvestres e domésticos estão presentes, a infestação se dá por diferentes espécies de carrapatos nativos, pertencentes ao gênero Amblyomma onde no presente estudo contatou-se a espécie A.aureolatum.
O conhecimento dos carrapatos que ocorrem em uma determinada região, é importante para determinar quais doenças transmitidas por carrapatos de suas variadas espécies, seu alto risco e o índice em cada município.
95 cães foram examinados com a presença de carrapatos em áreas urbanas do municio de Descalvado(SP) pelos alunos do curso de veterinária da Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO), onde contatou-se que 90% (86) eram da espécie de carrapato Rhipicephalus sanguineus e o restante 10% (9) da espécie Amblyomma aureolatum. Apesar dessas duas espécies serem comum entre os cães, em Descalvado, até alguns anos atrás, as suas prevalências eram baixas.
OBJETIVO