Preserva o da gua
POLO DE TEÓFILO OTONI
A preservação da água na natureza e a prevenção de doenças causadas pelo armazenamento inadequado dessa água
Autores – Grupo NATUREZA
Carmen Lourileia Rocha Nepomuceno Ferreira
Djeniffer Borges de Souza
Dalva Vieira dos Santos
Renata Pereira dos Santos Caetano
Teófilo Otoni
Maio/2015
A preservação da água na natureza e a prevenção de doenças causadas pelo armazenamento inadequado dessa água
A água e essencial a vida! Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce (apropriada para o consumo), cuja maior parte está concentrada em geleiras polares e neves das montanhas, restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.
Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, e é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças como o cálculo renal, a infecção de urina, etc., e na proteção do organismo contra o envelhecimento.
Para muitos especialistas, uma próxima guerra mundial poderia ser deflagrada em razão da disputa por água! E ainda temos o problema da poluição. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades.
Nesse contexto vimos crescer a dengue, doença que se prolifera pelo mal armazenamento da água. Seu transmissor o mosquito Aedes aegypti é um pernilongo (fêmea) que põe ovos em locais com agua limpa e parada, como em vasos de plantas e flores, pneus, latas, garrafas, caixa d agua, cisternas e outros recipientes que possam acumular água.
Ainda há muitas pessoas que não se conscientizam, usando nossa água potável para lavar os carros, calçadas, quintais, etc.
Precisamos