Preparo do Esfregaço e Técnicas de Coloração e Identificação de Microrganismos
Sumário 3
Referências 11
Preparo do Esfregaço e Técnicas de Coloração e Identificação de Microrganismos
Introdução
O esfregaço é uma técnica utilizada em laboratório para espalhar uma gota do material biológico sobre uma lamina de vidro formando uma fina película, para que mais tarde esse mesmo material sofra coloração, nesse caso a coloração de Gram., permitindo que evidenciem constituintes desse material para uma melhor observação ao microscópio
Coloração de Gram. é uma técnica de coloração para diferenciação de microorganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico.
Por volta de 1884, Hans Gram. observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas. Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram.-positivas, e as que ficavam vermelhas, foram chamadas de Gram.-negativas. A técnica de Gram. é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.
O microscópio óptico é um instrumento usado para ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioleta capazes de enxergar através da luz, estruturas pequenas e grandes impossíveis de visualizar a olho nu.
Objetivo
Distinguir, morfologicamente os principais tipos de bactérias e leveduras, discutindo assim a importância do método de Gram na identificação de microrganismos.
Matérias
Bico de Bunsen;
Lâminas de vidro;
Água Destilada;
Meio de Cultura Sólido com colônias de Escherichia coli;
Meio de Cultura Sólido com colônias de Staphyloccocus;
Meio de Cultura Sólido com colônias de Leveduras;
Alça de Platina;
Cristal violeta;
Lugol;
Álcool 70%;
Fucsina;
Descorante;
Óleo de imersão;
Microscópio.
Procedimentos
Embora seja um método simples e rápido é necessário o conhecimento de