PREPARAÇÃO PRÉVIA SOCIOLOGIA
Publicidade e Propaganda
Disciplina: Sociologia
1° Periodo
A sociologia apresenta seus primeiros traços no contexto do advento do iluminismo, quando a antiga estrutura feudal e a influencia cultural religiosa, passa a dar lugar aos pensamentos racionais, ou seja, é o momento do advento da ciência como meio de se entender o mundo. Além disso, a Revolução Francesa surge também como um fato que veio a auxiliar o surgimento dessa ciência, pois era motivada por ideias que previam um menor poder da nobreza, que exerciam seus governos sob preceitos religiosos.
Nesse contexto, entre o final do século XVIII e início do século XIX, é que a Sociologia é de fato proposta como uma disciplina por Augusto Comte, cuja maior contribuição para tal fato, se dá na postulação da lei dos três estados, que consiste, basicamente, na defesa de que o conhecimento está sujeito a três estados, o religioso, o metafísico e o positivo, sendo este o pensamento que entenderia o mundo segundo a análise dos fatos concretos.
Além de Augusto Comte, podemos destacar mais três importantes pensadores da Sociologia, Karl Marx, Max Weber e Emile Durkheim. Existem entre esses pensadores, alguns pontos em comum e outros divergentes a respeito do estudo do comportamento humano e da constituição das sociedades, Durkheim, por exemplo, defendia a ideia de que os chamados símbolos culturais (valores, crenças e etc), sofrem mudanças na medida em que as sociedades tornam-se mais complexas. Este mesmo autor contribui, portanto, com a sociologia, na medida apresenta um campo de estudo voltado às ações das pessoas reais, e não mais apenas o estudo dos grandes fenômenos ou estruturas sociais.
O pensamento de Karl Marx gira em torno do entendimento da constituição das sociedades por meio da relação de produção. As ideias de Marx se resumem na explicação das contradições nas relações de