PREPARAÇÃO PRÉVIA MOD C - MOEDA
Uma das limitações é definir quais produtos entram no cálculo da inflação. Cada família compra itens diferentes e em quantidades diferentes. O consumo varia de acordo com o número de familiares, sua idade, nível de renda, estilo de vida e até a época do ano. Vendo por esse lado, cada um de nós poderia calcular um índice de inflação pessoal de acordo com aquilo que compra. Para calcular a inflação média no país, os institutos usam pesquisas de orçamentos familiares para elaborar uma cesta de produtos que representa o consumo de uma família brasileira média, levando em consideração cerca de 400 itens, mas a coleta de informações é ainda maior. Sendo assim outra limitação é a questão geográfica, sendo resolvida com a pesquisa em várias praças (em geral, as maiores capitais brasileiras) e pesando a inflação de cada região de acordo com sua população.
2) Diferencie inflação de oferta e inflação de demanda.
A inflação de demanda ocorre quando há uma ampliação da liquidez no Mercado, sem que seja acompanhado pelo crescimento da produção, ou seja, há muita demanda e poucos produtos aumentando o preço dos mesmos.
A inflação de oferta é quando os níveis de demanda permanecem os mesmos e os custos aumentam. Apesar de a demanda ser estável, alguns insumos utilizados para produzir, em razão de sua escassez, pressionam o aumento dos custos e podem provocar o aumento dos preços de mercado.
3) Explique brevemente o que foi o período de inflação inercial no Brasil.
A inflação inercial ocorre quando os preços de uma economia oferecem resistência às políticas de estabilização para atacar as causas primárias da inflação, é a chamada memória inflacionária. Essa inflação inercial é decorrente de reajustes no valor das parcelas de contratos pela inflação do período passado.
No Brasil, os anos 70 e 80 foram um período de grande inflação, e os diversos tipos de contrato, como aluguéis,