PREPARA O E PADRONIZA O DE SOLU ES
Faculdade de Tecnologia
ST108 QUÍMICA APLICADA I
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Jemnifer Duarte Pedro RA:146567
Gabriel Lucas Ribeiro RA:146144
Renan Pixitelli RA: 147786
Prof.º MSc. Luccas Marinho
Limeira, 29 de Abril de 2014.
Introdução
Solução é uma mistura uniforme de átomos, íons ou moléculas de duas ou mais substâncias. Frequentemente, uma das substâncias numa solução é um líquido. Os componentes de uma solução podem ser misturados em várias proporções, como os componentes de todas as misturas. (UCKO, 1992)
Uma solução consiste de dois componentes principais o soluto e o solvente. O soluto é a substância dissolvida, o solvente é a substância que dissolve. O soluto pode também ser definido como a substância presente em menor quantidade na solução e o solvente como a substância presente em maior quantidade. (UCKO, 1992)
A preparação de soluções é feita dissolvendo-se um soluto em um solvente, e requer alguns cuidados. Estes estão diretamente relacionados com a solubilidade limitada da maioria das substancias, a mudança de volume da mistura e a alteração da temperatura da mistura. (BRADY, et al., 1986)
O processo de diluição consiste, simplesmente, em dissolver uma dada quantidade de soluto em um grande volume de solução; quando uma solução concentrada é diluída pela adição do solvente, o número de mols de soluto na mistura permanece constante. Isto significa que a concentração molar da solução, multiplicada por seu volume, deve permanecer constante quando o solvente é adicionado. Em outras palavras, o produto da concentração inicial pelo volume inicial (Mi.Vi) deve ser igual ao produto da concentração final pelo volume final (Mf.Vf). (BRADY, et al., 1986)
As propriedades de uma solução dependem, não só dos seus componentes, como também de sua concentração, que é dada pela razão entre a quantidade de soluto e o volume da solução. Essa concentração é expressa em mol por litro de solução, e é chamada de