Pregra
“Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas” (II Coríntios 4:16-18)
A Palavra nos esclarece que ainda que o homem exterior esteja se consumindo, o homem interior se renova diariamente. Essa renovação nos garante, dentre tantas outras coisas, três elementos fundamentais para o sucesso em todas as áreas de nossa vida: coragem, santidade e fidelidade.
Santidade
Há uma medida para o homem exterior e uma medida para o homem interior. O homem interior está associado a Jesus (Romanos 7:22; Efésios 3:16, 4:13) e o homem exterior está associado a Adão (Romanos 5:14; I Coríntios 15:22). Agora, como podemos romper com a natureza de Adão e ter a natureza de Deus?
Simples: todo homem interior é chamado à santidade. Se fosse impossível, Deus não nos daria a ordem de Levítico 20:7 “Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.” Então, como nos renovaremos? Obedecendo ao comando de Romanos 12:2 e descobrindo que Deus é quem opera isso em nós (Filipenses 1:6; 2:13). “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
É imprescindível reconhecermos que precisamos ser santos, pois esta é uma chamada irrevogável e sem negociação. Somos santificados por e para Deus (João 17:17; Romanos 6:11), que tem o perfil e o caráter modelo para nós. Algo santo é algo separado, consagrado para, que está entregue. Você já não é mais você, porque agora o seu viver é Cristo (Gálatas 2:20; Filipenses 1:21). Você foi separado para Deus, consagrado