Pregação na radio e no grupo de oraç
1. VENCENDO BARREIRAS: PRECONCEITO INTERIOR, MEDO E MESMICE
Na maioria das vezes os nossos medos vêm da nossa falta de confiança em nós mesmo. Por esta razão sempre procuramos nos comparar e também desejamos parecer com determinadas pessoas.
Somos únicos e Jesus só nos chamou porque sabe daquilo que somos capazes se nos deixarmos guiar por Ele.
Esses sentimentos ocorrem por traumas vivenciados por nós e o único que pode nos curar e nos ajudar a enfrentar tudo o que nos afasta da graça é Jesus Cristo.
Outra consideração é quanto à “mesmice”. Muitos pregadores habituaram-se a pregar da mesma maneira/modo. Não se adéquam, não utilizam mecanismos diversificados e nem novas formas/técnicas de pregação. Assim, suas pregações são sempre as mesmas e tornam-se conhecidas, previsíveis e cansativas. O mundo muda o tempo todo e também a cada vez que lemos a palavra do Senhor temos uma meditação diferente, porque dialogamos com o próprio autor. Então, se o Espirito Santo nos da vários entendimentos na ou da mesma palavra, claro que a forma com que o pregador vai transmiti-la também será, pois ele deve agir de acordo com o que o Espirito Santo vai mostrando, porém alguns pregadores não possibilitam esta abertura. É onde ocorre a mesmice.
Portanto, o nosso caminho é uma vida de oração continua e, se possível, a eucaristia diária.
2. DISTINÇÕES ENTRE ORATÓRIA, RETÓRICA E ORATÓRIA SACRA:
a) ORATORIA: trata-se de método de discurso, da arte de como falar em público ou o conjunto de regras e técnicas que permitem apurar as qualidades pessoais de quem se destina a falar em público. O orador/pregador tem que estar atento a três aspectos:
• Discurso: tomada de posição do orador/pregador, do conhecimento amplo e disponível sobre o assunto, da forma como vai abordar.
• Discursador: postura física e mental (postura do corpo; colocação da voz, atitude mental).
• Auditório: as pessoas a