Pregaçao sobre a lingua
Tema: O poder das palavras
Hoje nós vamos refletir sobre o texto bíblico de Tiago 3 – SOBRE O TROPEÇO DA PALAVRA
Podem abrir suas bíblias.
Tiago 3
“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim”.
Irmãos, quando observamos as escrituras sagradas, vemos nitidamente, que tudo que o Senhor criou foi através das palavras e ao observarmos a natureza vemos que o único SER/animal que tem domínio racional e lógico sobre as palavras é o homem ( pois falar até papagaio fala) e isso se deve por que fomos feito a Sua imagem e semelhança.
E, por sermos feitos à Sua imagem e semelhança, vemos no livro de Isaias 55: 10 e 11, o poder que as palavras tem no mundo espiritual e no natural. “Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a