PREFIXOSS

325 palavras 2 páginas
Prefixos
Os prefixos são morfemas que se colocam antes dos radicais basicamente a fim de modificar-lhes o sentido; raramente esses morfemas produzem mudança de classe gramatical.
Os prefixos ocorrentes em palavras portuguesas se originam do latim e do grego, línguas em que funcionavam como preposições ou advérbios, logo, como vocábulos autônomos. Alguns prefixos foram pouco ou nada produtivos em português. Outros, por sua vez, tiveram grande utilidade na formação de novas palavras.
Sufixos
Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.
Como o sufixo é colocado depois do radical, a ele são incorporadas as desinências que indicam as flexões das palavras variáveis. Existem dois grupos de sufixos formadores de substantivos extremamente importantes para o funcionamento da língua. São os que formam nomes de ação e os que formam nomes de agente.
Radicais Gregos
O conhecimento dos radicais gregos é de indiscutível importância para a exata compreensão e fácil memorização de inúmeras palavras. Apresentamos a seguir duas relações de radicais gregos. A primeira agrupa os elementos formadores que normalmente são colocados no início dos compostos, a segunda agrupa aqueles que costumam surgir na parte final.
Radicais Latinos
Forma
Sentido
Exemplo
Agri
Campo
Agricultura
Ambi
Ambos
Ambidestro
Arbori-
Árvore
Arborícola
Bis-, bi-
Duas vezes
Bípede, bisavô
Calori-
Calor
Calorífero
Cruci- cruz Crucifixo
Curvi-
curvo
Curvilíneo
Equi- igual Equilátero, equidistante
Ferri-, ferro- ferro Ferrífero, ferrovia
Loco-
lugar
Locomotiva
Morti- morte Mortífero
Multi-
muito
Multiforme
Olei-, oleo-
Azeite, óleo
Oleígeno, oleoduto
Oni-
todo
Onipotente
Pedi- pé Pedilúvio
Pisci-

Relacionados