Preconceito e Descriminação
Este trabalho apresenta possíveis caminhos para que haja a diminuição do preconceito e da discriminação racial e social nas salas de aula. Para tanto, se faz necessário que o docente esteja preparado para assumir tal condição.
Os alunos devem ser submetidos a uma educação de qualidade. Com uma educação de qualidade poderemos contribuir para a diminuição das diferenças que ocorrem no espaço escolar.
Saber respeitar as diferenças é a principal ação para nos tornarmos pessoas melhores. Para uma melhor convivência é fundamental conseguirmos realmente enxergar que todos têm qualidades e são criativos.
DESENVOLVIMENTO
O povo brasileiro é resultante de várias culturas e civilizações. E com isso vamos ensinar o terceiro ano do ensino fundamental a trabalhar com essas diferenças. Tudo é uma questão de educação. É a educação que vai desenvolver a auto-estima do aluno e permitir que, conhecendo seu próprio valor, ele pratique a aceitação do outro.
A auto-estima deve ser um valor a ser internalizado para desenvolver, no individuo, a capacidade de aceitar a si mesmo apesar dos limites que cada um tem. Esta capacidade promove a confiança em si, sua afirmação no grupo social. Por esse caminho, e sabendo que a vida oferece oportunidade, mas também obstáculos, o indivíduo se lança, aceita o grupo, o influencia e se deixa influenciar.
Insistir no fato de que o ser humano está sempre em construção, e que é na infância e na adolescência que os valores humanos se estabilizam em cada um de nós.
Uma das formas de conscientização, para a diminuição do preconceito nas escolas seria a formação de grupos de alunos, montando um painel com todas as raças, culturas e diversidades, assim os alunos encontrariam pessoas de todos os tipos, raças e classes sociais e montariam um painel bem amplo e trabalhariam em cima disso. Os alunos perceberiam que todos têm o mesmo valor e um papel muito importante na sociedade.