precipitação, ácido-base, óxido-redução e complexação.
Muitas reações químicas e virtualmente todos os processos biológicos ocorrem em meio aquoso. As principais reações que ocorrem nesse meio são: precipitação, ácido-base, óxido-redução e complexação.
Reação de precipitação: caracterizada pela formação de um produto insolúvel, ou precipitado. Um precipitado é um sólido insolúvel que se separa da solução. Essas reações envolvem geralmente compostos iônicos.
A formação de um precipitado depende da solubilidade do soluto, que é definida como a máxima quantidade de soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a dada temperatura. Qualitativamente, as substâncias classificam-se como "solúveis", "pouco solúveis" ou "insolúveis". (Chang, Raymond, quarta edição)
Reação ácido-base: Essas reações são denominadas reações de neutralização. Uma vez que tanto o ácido quanto a base são consumidos e novos produtos são formados (não necessariamente com caráter neutro). De modo geral essas reações em meio aquoso produzem um sal e água. O sal é um composto iônico constituído por um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
Existem reações ácido-base que conduzem a formação de produtos gasosos: isso ocorre quando alguns sais como carbonatos, bicarbonatos, sulfitos e sulfetos reagem com ácidos formando produtos gasosos.
Reação de óxidorredução: Enquanto as reações ácido-base podem ser caracterizadas como processos de transferência de prótons, as reações denominadas reações de oxirredução, ou redox, são consideradas reações de transferência de elétrons de uma espécie para outra. Essas reações são muito comuns no mundo que nos rodeia. É o caso da combustão de combustíveis fósseis, bem como o da ação dos alvejantes domésticos. (Chang, Raymond, quarta edição)
A espécie que perde elétrons tem seu número de oxidação aumentado (sofre oxidação), a espécie que ganha elétrons tem seu número de oxidação diminuído (sofre uma redução).
A espécie doadora de elétrons é chamada de redutora, e a espécie