PRE SAL
O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000m. O termo pré é utilizado porque, ao longo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.
Como foi formado
O pre sal foi formado segundo os geologos durante o processo de abertura do oceano Atlântico, após a quebra do Gonduana gerando o suposto afastamento entre a América do Sul e a África, processo iniciado há cerca de 120 milhões de anos.Esta camada viria da acumulaçao de materia organica e microorganismos durante milhoes de anos que ao ser comprimidos por pesadas laminas e com a oxigenaçao reduzida se degradaram e tranformaram-se em petroleo
Onde pode ser encontrado
As reservas do pré-sal encontradas no litoral do Brasil são as mais profundas em que já foi encontrado petróleo em todo o mundo e representam o maior campo petrolífero já encontrado em uma profunda região abaixo das camadas de rochas salinas. Ele é encontrado nas regiões entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina.
Camadas semelhantes de rocha “pré-sal” são encontradas em alguns outros locais do mundo (litoral Atlântico da África, Golfo do México, Mar do Norte e Mar Cáspio). Em algumas dessas regiões foram encontrados “indícios” de petróleo em camadas rochosas pré-sal,entretanto, ainda não se sabe ao certo se estas outras áreas subsal possuem grandes reservas petrolíferas como “o pré-sal” no litoral brasileiro.
A qualidade do óleo do pré-sal
O petróleo da camada pré-sal é mais leve do que o petróleo encontrado