Pre Relatorio 6
1) Como foi possível evidenciar que uma reação química ocorreu neste experimento? Dê exemplos de outras evidências de reações químicas.
É possível evidenciar graças à efervescência do antiácido em contato com o ácido clorídrico, que também resultaram em bolhas de gás carbônico, que por conseqüência acarretou na diminuição do volume da mistura de ácido clorídrico e água destilada. Além da discrepância que pode se observar ao se comparar os pH do ácido clorídrico antes de se dissolver o antiácido, o instante que ele é bastante ácido, e depois da dissolução, quando ele adquire um caráter básico.
2) Muitos materiais, como plásticos e alguns tipos de borracha, possuem pequenos orifícios que, embora invisíveis aos nossos olhos, podem possibilitar o escape dos gases. Se você encher duas bolas de borracha, uma com nitrogênio (N2) e a outra com hélio (He), qual delas murchará mais rapidamente? Justifique.
Segundo a Lei de Efusão de Graham: como as massa dos compostos são conhecidas: Nitrogênio (N2) igual 28 g/mol e Hélio (He) 4 g/mol, ou seja, maior massa molecular, menor velocidade de efusão, depreende-se que o balão com He murchará mais rápido.
3) Calcule o número de mols de dióxido de carbono desprendidos pelas reações por grama de antiácido. Compare o resultado com os de outros grupos.
Considerando o bicarbonato de sódio (NaCO3) como principio ativo do antiácido.
Calculo da massa desprendida para cada grama de antiácido:
Relação NaCO3 e CO2: 1-1
84g de NaCO3 ------ 44g de CO2
1 g ------- m m= 0.524 g de CO2 desprendidos a cada grama de antiácido utilizado (quantidade teórica). Então:
Calculo do número de mol desprendido para cada grama de antiácido:
1 mol de CO2 -------- 44 g de CO2 n ----------------- 0.524 g de CO2 n = 1.19 x 10-2 mol de CO2 desprendidos a cada grama de antiácido utilizado (quantidade teórica).
4) Por que se adicionou HCl na proveta onde foi coletado o gás? Haveria alguma diferença se, ao invés de um ácido, fosse