Pre Projeto
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA AGRÍCOLA AMBIENTAL
O PODER DE NEUTRALIZAÇÃO DE ACIDEZ DE RESÍDUOS DE COMBUSTÍVEIS DE FORNALHAS DE UMA INDÚSTRIA DE ESMAGAMENTO DE GRÃOS EM RONDONÓPOLIS – MT
Rondonópolis – MT, 2011
O PODER DE NEUTRALIZAÇÃO DE ACIDEZ DE RESÍDUOS DE COMBUSTÍVEIS DE FORNALHAS DE UMA INDÚSTRIA DE ESMAGAMENTO DE GRÃOS EM RONDONÓPOLIS – MT
Por
Projeto a ser apresentado ao Departamento de Engenharia Agrícola Ambiental, Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas do Campus Universitário de Rondonópolis, Universidade Federal de Mato Grosso, como exigência parcial para obtenção do Titulo de Bacharel em Engenharia Agrícola Ambiental.
Orientado pela Profª Dra. Salete Kyioka Ozaki
Rondonópolis – MT
2011
1. Justificativa
Mato Grosso é um dos estados onde a produção agrícola é uma das bases da economia, assim os investimentos neste mercado são cada vez maiores. Um dos gastos para a produção é a correção e a adubação do solo, hoje esse processo é feito por materiais minerais ou sintéticos, aumentando a exploração ambiental devido à extração do material em busca de fontes de cálcio, magnésio, fósforo e outros elementos básicos.
Por outro lado as cinzas vegetais, disponíveis devido a processos industriais como no caso da secagem de grãos nas esmagadoras, são fontes de cálcio, magnésio, fósforo e outros elementos que podem ter influencia no desenvolvimento das plantas, mesmo assim são pouco utilizadas como corretivos ou adubos (Rigau, 1960).
Esmagadoras de grão da região de Rondonópolis são responsáveis por grande produção de cinzas vegetais nos seus processos de secagem, assim sendo, torna-se viável e indispensável uma boa destinação/tratamento do material produzido (cinzas).
2. Problemática
Mesmo com o elevado teor de elementos básicos para a produção de plantas,