logistica
McDonald’s lança projeto de biodiesel a partir do óleo de cozinhaA nova onda: Logística Reversa
Compartilhe!
Twitter40
Facebook348
LinkedIn41
Imprimir
logística reversa: o transporte de trás pra frente
Com o crescente volume de negócios em escala mundial e a imensa quantidade de produtos transportados diariamente, aumenta também a quantidade de lixo gerado e de materiais que precisam ser mandados de volta à sua origem. Esse tráfego de produtos no sentido contrário da cadeia de produção normal (dos clientes em direção às indústrias) precisa ser tratado adequadamente, para evitar trabalho e custos extras.
A logística reversa é a área responsável por este fluxo reverso de produtos, seja qual for o motivo: reciclagem, reuso, recall, devoluções, etc. A importância deste processo reside em dois extremos: em um, as regulamentações, que exigem o tratamento de alguns produtos após seu uso (como as embalagens de agrotóxicos ou baterias de celulares); na outra ponta, a possibilidade de agregar valor ao que seria lixo. Veremos mais detalhes ao longo deste artigo.
Com o aumento das pressões da sociedade para produtos e processos ecologicamente corretos, a reciclagem ganha força e a logística reversa é um dos principais motores deste movimento. Além de contribuir legitimamente para a redução dos impactos ao meio ambiente há um ganho de imagem para a empresa que o faz. Há exemplos de reciclagem que já são práticas comuns: latas de alumínio, garrafas pet, papel, dentre outros itens de pós-consumo.
20th June 2010 McDonald’s lança projeto de biodiesel a partir do óleo de cozinha
[http://1.bp.blogspot.com/_5OSqB3ZayEw/TB472Jn0bkI/AAAAAAAAABE/3l8vQOWYCaA/s1600/caminhao.jpg]
Parte da frota de caminhões que abastece lojas da McDonald's será movida a biodiesel
Os restaurantes McDonald’s do Brasil estão iniciando um processo para dar destino mais nobre aos cerca de três milhões de litros de óleo de